Está prestes a inaugurar seu sonho do negócio próprio, mas ainda não sabe quais equipamentos para pastelaria precisará? Será necessário ter desde fritadeira elétrica, gaveteiros e escorredores, até freezer, mas não se preocupe, pois hoje vou te mostrar cada item indispensável.
Portanto, se é para começar algo, que seja da maneira mais correta possível, não é mesmo? Continue comigo para que eu possa compartilhar o que aprendi ao longo de muito tempo de experiência. Vamos conferir?
Principais e indispensáveis equipamentos para pastelaria
A verdade que muita gente não fala é que não existe um manual específico, um mapa do que você deve ter em uma pastelaria. Mesmo porque, cada pessoa trabalha de um jeito e os equipamentos que servem para um empreendedor podem não fazer tanto sentido para outro, não é verdade?
E isso pode ficar até um pouquinho mais complicado quando a pessoa realmente sai às compras. Digo isso porque a quantidade de equipamentos, utensílios e acessórios disponíveis é bem vasta e pode deixar qualquer um com muitas dúvidas.
Por outro lado, fiz uma pequena listinha do que você precisará de equipamento para montar sua tão sonhada pastelaria, dá uma conferida:
- Estufas de tamanho adequado.
- Geladeiras com tamanho suficiente para acomodar seus insumos.
- Em muitos casos, freezer para auxiliar no congelamento certo.
- Ao menos um fogão industrial para agilizar sua produção.
- Escolher uma boa fritadeira, seja elétrica ou a gás.
- Espremedores, liquidificadores e processadores de alimentos.
- Escorredores e gaveteiros para armazenar os pastéis prontos.
- Virador de pastel e escumadeiras para deixar o pastel sequinho.
- Cogitar a compra de cortadores de frios para agilizar a produção.
- Expositores para chamar a atenção da freguesia.
- Ao menos um sistema básico de exaustão.
- Todo tipo de utensílio de cozinha, como: panelas, talheres, pratos, copos, carretilhas para corte dos pastéis dentre outros.
Contudo, sabendo dos equipamentos e itens que mencionei, gostaria de focar em 4 equipamentos que são indispensáveis e que você certamente terá que ter ao seu lado!
Leia também: 5 dicas para abrir uma pastelaria delivery
1 – Investir em um bom tacho fritador
Quando se fala em como montar uma pastelaria a primeira coisa que deve vir à cabeça é a agilidade do trabalho. Agilidade no sentido de sempre entregar um pastel quentinho e no tempo, pois não há nada pior do que a demora em uma pastelaria.
Sendo assim, o tacho fritador, seja ele elétrico ou a gás, é um equipamento primário e muito necessário. O elétrico oferece a facilidade e praticidade de apenas ligar na tomada, porém, já ouvi muitas pessoas dizendo que o a gás é muito ágil na fritura, mas isso é muito particular.
DICA EXTRA: se possível, escolha por uma fritadeira ou tacho, como é muito conhecido, com escorredor para maior facilidade e praticidade na hora do preparo dos pastéis. Vou deixar aqui uma sugestão de comércio onde você encontra diferentes tachos.
Leia também: Qual a temperatura ideal para fritar pastel?
2 – Refrigeradores para maximizar a eficiência e qualidade da produção
Chegará em uma altura do funcionamento da sua pastelaria que o movimento será grande, exigindo eficiência na produção. Então, você não poderá se dar ao luxo de preparar a massa do pastel na hora, não é verdade? O jeito será utilizar o congelamento certo para preservar a qualidade do produto.
Dessa maneira, você deve pensar em investir em um refrigerador de boa qualidade, assegurando a integridade dos insumos. Nesse sentido, você também já pode pensar em dispor de uma geladeira expositora, caso venha a oferecer diferentes opções de consumo como bebidas, sobremesas e quem sabe até sorvetes.
DICA EXTRA: para esse cenário vale analisar a geladeira em formato de ilha ou a vertical, optando pela que melhor atenda sua demanda inicial. Aqui você pode encontrar algumas opções para te ajudar a decidir!
Leia também: Como descongelar massa de pastel?
3 – Liquidificador industrial para agilizar o processo
Não sei quanto a você, mas quando vou degustar um pastelzinho frito na hora eu sempre coloco algum tipo de molho que combine os sabores. Entretanto, na correria do dia a dia em uma pastelaria você não pode perder tempo para criar esses acompanhamentos toda hora que um cliente pedir, correto?
A minha sugestão então, é que você também pense em adquirir um liquidificador industrial bem potente. Além de ser possível fazer as misturas necessárias para os pastéis e molhos, permitirá que você crie deliciosos sucos, agregando assim, mais valor à pastelaria. Dá uma conferida aqui na Americanas, tem várias opções!
Leia também: 5 dicas de molhos para acompanhar pastel de feira
4 – Fogão industrial
Você acredita que já vi muitas pessoas utilizando fogões tradicionais em uma pastelaria? Não que seja errado, mas em termos de eficiência e economia, pode não ser a melhor escolha.
É justamente por esse motivo que indico a você adquirir um fogão industrial, mas não precisa ser o mais caro e completo do mercado. Isso porque um fogão desses simples já e suficiente para você iniciar seu negócio de venda de pastel.
Logo, além de assegurar que você gastará menos gás, a eficiência na fritura e na temperatura ideal são grandes benefícios para quem está começando. Conheça aqui várias alternativas com diferentes preços.
Leia também: Como fritar pastel congelado?
Quanto custa montar uma pequena pastelaria?
Além dos equipamentos direcionados ao manuseio, produção e conservação dos pastéis, você também precisa considerar: equipamentos e utensílios para o banheiro, limpeza e, sobretudo, aqueles que abrangem o caixa da sua pastelaria.
Colocar um valor exato para montar uma pequena pastelaria é algo bastante complexo, pois sofre influência de diferentes fatores. Tudo vai depender da qualidade dos equipamentos que escolher, da localização e seu aluguel, além do tamanho do negócio em si.
Por outro lado, posso estimar que começando por baixo e investindo apenas no que realmente precisará para dar o pontapé inicial, você deverá gastar algo entre R$ 10 a 15 mil, podendo ficar abaixo ou acima disso.
Além disso, já adianto, reserve um valor para fortalecer seu capital de giro e ampliar a saúde do seu fluxo de caixa, pois é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, combinado?
Já está na expectativa para pôr o que aprendeu em prática, aliando os equipamentos para pastelaria com seu conhecimento em produção de pastel? Então, comece agora a tirar seus planos do papel. Compartilhe as dicas! 😉