Está querendo transformar seu negócio de pastel e precisa de dicas para abrir uma pastelaria delivery? Saiba que está no lugar exato, pois vou te mostrar como ter um delivery de sucesso, ampliando assim suas vendas!
Não adianta, o delivery tomou conta do consumo de alimentos e não há ninguém que deixa essa opção de fora, principalmente quando falamos em pastel, não é mesmo? Então, confira só esse guia!
5 dicas para abrir uma pastelaria delivery
1. A pesquisa deve vir antes da venda
Costumo sempre falar para meus amigos empreendedores que, mesmo que um mercado seja altamente lucrativo e ainda acomoda novos comerciantes, ainda é preciso fazer uma extensiva pesquisa de mercado.
Sendo assim, pesquise sua concorrência e público-alvo na região que entregará. É fundamental compreender o que eles oferecem, quais seus diferenciais, como tratam os clientes e como fazem delivery.
Esse conhecimento é a chave para descobrir como ser diferente dele, o que você pode oferecer que agregará mais aos clientes do que o serviço que o concorrente oferece atualmente.
Além disso, com essa pesquisa fica mais fácil saber quais sabores terão maior saída, pois também conhecerá melhor o público. Veja um passo a passo para a sua pesquisa:
- Quais fatores geram oportunidades ao seu negócio;
- O que pode “ameaçar” o funcionamento da sua pastelaria delivery;
- Crie um perfil aproximado dos clientes e fornecedores;
- Estabeleça pontos fortes e fracos dos concorrentes.
DICA EXTRA: nunca deixe de começar seu delivery de pastel sem esse prévio conhecimento, fará muita diferença lá na frente.
Leia também: Vender pastel dá dinheiro? Quanto dá para faturar?
2. Cardápio exagerado deve ser evitado
Outro ponto importante é quanto ao cardápio. Já perdi a conta de quantas pessoas me perguntaram por que o negócio havia dado errado, sendo que ofereciam inúmeras opções aos clientes, e minha resposta sempre era a mesma: um dos problemas foi justamente a variedade excessiva no cardápio.
Agora você me pergunta: “mas como assim, maior variedade não significa melhores vendas?”. Não necessariamente e, principalmente, para quem está começando.
Pensa comigo, quanto maior a variedade, maior será a demanda de insumos armazenados, começa por aí. Manter tudo isso em estoque na esperança de o cliente pedir, pode gerar desperdícios e insatisfação do cliente, uma vez que entregar ingredientes específicos se torna desafiador.
Logo, o interessante é montar um cardápio para pastel enxuto, colocando os sabores mais vendidos e pequenos diferenciais. Com o tempo será possível ampliar sua oferta, depois de se consolidar e ter uma estrutura mais sólida.
DICA EXTRA: certamente terão dias da semana em que o faturamento será reduzido e seu produto ficará parado, você pode optar por promoções, por exemplo, na compra de 1 pastel ganhe um suco ou na compra de 2 pastéis o terceiro sai pela metade do preço. Isso garante maior faturamento e a saída dos produtos. 😉
Leia também: 4 sabores de pastéis para vender
3. A estrutura deve ser eficiente para a demanda dos clientes
Mesmo que por delivery, você precisará de uma estrutura bem montada para atender os pedidos com eficiência. Um grande erro é acreditar que uma estrutura básica demais funciona para tudo, ou que apenas o empreendedor e mais um ajudante será suficiente.
Dessa forma, montei alguns passos e sugestões de processos que deve focar nessa etapa:
- Disponha de espaço suficiente para a produção dos pastéis;
- Determine o local para armazenamento de insumos e ingredientes;
- Estabeleça um espaço para a retirada dos pedidos pelo motoboy.
- Ah, será que apenas um motoboy é suficiente? Analise sua demanda;
- E claro, você deverá dispor de equipamento necessário para fritar pastel, além de insumos e utensílios diversos;
- Me refiro ao balcão atendimento, geladeira, freezer, fritadeiras e tachos, fogareiro, escumadeira e escorredor de óleo e exaustor, entre outros;
- Tenha ao seu lado colaboradores para auxiliar na demanda, seja no preparo dos pastéis ou gerenciamento dos insumos.
4. Considerar as embalagens com muito cuidado
A escolha da embalagem para pastel delivery é tão importante quanto a temperatura certa para a fritura do pastel crocante. Em outras palavras, a embalagem está associada diretamente ao sucesso do seu delivery de pastel, então, total foco nessa questão.
Portanto, além de garantir que o produto chegará crocante, quentinho e apto para ser consumidor, é através da embalagem que seu negócio pode alavancar as vendas. Procure testar a personalização da sua embalagem, que remete a sua marca.
Disponha as informações do produto para gerar maior confiança e sensação de cuidado no preparo. Outra saída para agradar e fidelizar mais seu consumidor, é investir em embalagens funcionais, isso mesmo, embalagens que tragam benefícios à preservação do produto.
Aqui perto de casa tem uma pastelaria que entrega seus produtos na “embalagem caixa” toda personalizada, é um invólucro no formato do pastel, fica lindo. Inclusive, ajuda até mesmo na preservação e dá outra cara às tradicionais embalagens naquele saquinho de pastel.
DICA EXTRA: esse é um ponto indispensável para o sucesso do seu delivery de pastel, pois antes de degustar o produto saiba que o cliente come com os olhos, fica a dica! 😊
Leia também: Qual é a melhor embalagem para pastel delivery
5. Devo me filiar a algum tipo de aplicativo?
Bom, isso fica a seu critério, visto que a maioria desse tipo de serviço, acaba cobrando um valor específico, e quando falamos em aplicativo, automaticamente se pensa no iFood, não é mesmo?
O serviço possui uma taxa de mensalidade e cobra certa porcentagem sobre as vendas. Então, deve haver uma análise maior, que também precisa fazer parte do planejamento, a fim de identificar a possibilidade de fazer parte do serviço. Dá uma conferida nessa possibilidade.
No entanto, o que posso realmente afirmar é: a fórmula mais certa de sucesso é através da capacitação profissional. E para alcançar isso, somente um Curso de Pastel Profissional consegue te ajudar.
O curso te proporciona todo o direcionamento ideal para começar, manter e vender mais em um negócio de pastel, principalmente na modalidade delivery. Agora que você já conhece as melhores dicas para abrir uma pastelaria delivery, comece agora mesmo a colocar tudo em prática! 😉