Está se perguntando sobre quais equipamentos para fritar pastel você precisa para iniciar seu negócio? Aqui você saberá os benefícios e características de cada equipamento, desde uma simples fritadeira com cesto até fritadeiras eletrônicas!
Se você está começando e tem dúvidas, não precisa se desesperar. Separei algumas dicas úteis para facilitar o seu trabalho. Vamos conferir?
Veja quais equipamentos para fritar pastel você precisa
O melhor equipamento para seu negócio é aquele que comporta a demanda de saída dos produtos. Por exemplo, se está no começo e ainda ganhando clientes, a demanda pode ser pequena, então, não há necessidade de adquirir uma fritadeira de 14 litros, não é mesmo?
Essa situação também funciona do contrário, ou seja, se você notar que, felizmente, sua venda de pastel está decolando, mas ainda possui uma fritadeira de apenas 3 litros, não seria um bom momento para investir em um modelo maior?
Resumidamente você precisará de 1 equipamento próprio para fritura, podendo ser algum dos seguintes:
- Frigideira fritadeira simples;
- Tacho simples ou esmaltado que vai direto ao fogo;
- Fritadeira em aço com tacho esmaltado ou inox a gás;
- Fritadeira elétrica com cesto inox ou tacho esmaltado;
- Fogão pasteleiro fritadeira de pastel;
- Fritadeira com tacho ou cesto eletrônica;
- Mesa fritadeira elétrica (investimento maior).
Sendo assim, dentro de cada “categoria”, por assim dizer, você possui inúmeras escolhas, tanto em tamanho quanto em potência e qualidade dos materiais. Conheça a seguir as principais características dos equipamentos mais comuns!
Leia também: Como descongelar massa de pastel
Fritadeira a gás tradicional
Quem nunca foi à feira apenas para comer aquele pastel bem quentinho e feito na hora, não é mesmo? Em locais como esse, geralmente o tipo mais adotado de fritadeira é o modelo a gás, que possui um queimador que é ligado diretamente no botijão de gás.
É ideal para que trabalha em feiras e eventos, pois oferece maior mobilidade por causa do botijão de gás. Então, é muito indicado para locais onde não há tomadas e o comerciante precise se deslocar com frequência.
Vantagens do modelo a gás
- Proporciona maior mobilidade ao comerciante.
- Possibilita atender a eventos variados.
- Não sofre com a queda de energia.
- Menor tempo de fritura.
- Viabiliza modelos com custo-benefício bem grande.
Desvantagens do modelo a gás
- Exige a compra recorrente de botijão de gás ou cartuchos de recargas.
- Dificulta o controle ideal da temperatura, que é um dos principais fatores na fritura do pastel.
- Sem o cuidado certo, pode haver vazamento de gás.
- Pode exigir a compra de termômetro espeto específico para acompanhar a temperatura do óleo.
Onde comprar?
Fritadeira elétrica
As fritadeiras elétricas, diferentemente dos modelos a gás, possuem uma resistência que vai diretamente no óleo, além de um termostato que indica a temperatura aproximada do óleo.
Esse tipo de equipamento é bem prático e costuma ser comercializado em voltagem 127v ou 220v. Confesso que nunca encontrei um modelo que seja bivolt, mas nada que uma busca mais aprofundada para tirar essa dúvida, não é verdade?
Além disso, você também tem a opção de escolher entre cubas e cestos, tanto em inox quanto esmaltados.
Vantagens do modelo elétrico
- Facilidade na instalação.
- Elimina a possibilidade de vazamento de gás, uma vez que utiliza eletricidade.
- Proporciona melhor transferência de calor para a fritura.
- Dependendo dos locais de trabalho, oferece também mobilidade.
- Costuma ocupar espaços pequenos no ambiente de trabalho.
Desvantagens do modelo elétrico
- A grande desvantagem desse equipamento é que o sistema de aquecimento oscila bastante.
- Então, mesmo que o termostato esteja em 180°, nem sempre essa temperatura é mantida.
- E para a fritura ideal do pastel é preciso consistência na temperatura do óleo.
Onde comprar?
Fritadeira eletrônica
O modelo de fritadeira eletrônica é muito parecido com a elétrica. Isso porque suas funcionalidades são praticamente idênticas. Contudo, o que realmente as diferencia é justamente seu sistema de aquecimento.
Enquanto a elétrica possui um termostato que oscila em sua regulagem de temperatura, o eletrônico é mais consistente, pois conta com um painel, um visor digital, que mostra a real temperatura em que o óleo está, praticamente sem oscilação.
DICA EXTRA: por serem muito parecidas, ambas fritadeiras são comumente vendidas como elétricas, então a dica é observar qual equipamento disponibiliza o visor digital, a fim de facilitar na hora de fritar seus pastéis.
DICA EXTRA: como não são encontrados com a possibilidade de bivolt, é importante considerar a aquisição de dois equipamentos, um em 127v e outro em 220v, principalmente quando você muda muito o local de trabalho.
Leia também: Como fritar pastel congelado
Quais utensílios você também vai precisar?
Bom, acima falamos sobre os equipamentos para fritar pastel, mas você deve saber que também será necessário investir em utensílios para ajudar na fritura, não é mesmo? Desse modo, veja o que possivelmente deverá comprar para auxiliar nesse momento:
- Escorredor galvanizado ou em inox para reduzir o óleo da fritura.
- Escumadeiras para escorrer previamente o óleo ao retirar os pastéis.
- Viradores que ajudam no momento de “tombar” o pastel.
- Peneiras para escorrer o excesso da fritura.
Ah, antes que me esqueça, se você perceber um aumento considerável na saída dos pastéis, uma boa saída para sempre entregar pastéis quentinhos ao seu cliente, é investir em uma estufa, mesmo que pequena, pois influencia e muito em grandes produções.
Tem um fornecedor que pode te ajudar bastante com essas coisas, pois oferece desde equipamentos até utensílios, dá uma conferida depois!
Agora só resta correr atrás, pois você já conhece os equipamentos para fritar pastel mais apropriados. Desde já desejo boa sorte em suas vendas. Compartilhe as dicas! 😊