Hoje vou te mostrar um passo a passo completo de como fritar pastel congelado. Sabia que essa é uma das formas mais práticas de preparar pastel? Mas requer alguns cuidados muito importantes.
Por isso, preparei um guia completo para você seguir, além de algumas dicas para agregar mais conhecimento para você. Confira!
Aprenda como fritar pastel congelado – passo a passo
1. Não coloque para descongelar
Por mais que muita gente imagina que é necessário descongelar antes de fritas, isso não procede. Assim como qualquer outro salgado, o pastel não pode ser descongelado antes de ser levado para fritar.
Isso porque ao descongelar, o pastel começa a soltar líquido que pode danificar a textura da massa. Em algumas ocasiões, esse processo pode até rachar a massa, perdendo todo o recheio. ☹
Além disso, ao ser levado para o óleo quente, seu pastel irá encharcar todinho. Justamente por isso que sempre recomendo não congelar o pastel pronto. Vale muito mais a pena deixar tudo pronto resfriado na geladeira e oferecer para os clientes tudo fresquinho. 😉
Por outro lado, conheço bastante gente que ganha a vida vendendo pastéis congelados. Nesse caso, é essencial informar ao cliente o procedimento correto de realizar a fritura. Veja só!
2. Aqueça bem o óleo antes de fritar
Tenha em mãos uma panela bem grande ou um tacho para fritar os pastéis. Em seguida, coloque bastante óleo suficiente para cobrir os pastéis. Esse óleo deve estar muito bem aquecido, senão pode encharcar o pastel.
Será necessário que haja um choque térmico no pastel. Pense comigo: a massa estará congelada. Então, o óleo precisa estar bem quente para selar rapidamente essa massa, senão acontecerá a mesma coisa se você tivesse deixado a massa descongelar.
Outra coisa, prepare em fogo médio, principalmente se for de sabor queijo. Se você fritar em temperatura muito alta, a massa pode queimar e o queijo não derrete. 😉
Leia também: Como fazer pastel de queijo
3. Faça o teste do palito
Como saber se o óleo está no ponto ideal para fritar? Simples, faça o teste do palito! Basta colocar um palito de fósforo na panela com óleo quente e aguardar. Assim que ele acender, retire os palitos e já pode colocar os pastéis sem medo!
Pode acreditar, essa técnica antiga funciona mesmo. Mas não se preocupe se o palito não acender. Coloque outro e aguarde o momento certo. Para não perder tempo, eu já coloco 2 palitos de uma vez. Sempre dá certo!
4. Frite menos pastéis por vez
Aqui vai uma dica de ouro: não coloque muitos pastéis para fritarem juntos, senão eles podem grudar um no outro e partir a massa.
Eu, particularmente gosto de fritar de 1 a 2 pastéis por vez. Assim, tenho mais espaço para regar o pastel com óleo e não corre o risco de grudar. Coloque o pastel rapidamente e tome cuidado com os respingos de óleo.
Nessa etapa, você perceberá que o óleo estará espumando. Isso é completamente normal. Assim que a espuma baixar, ele já começará a fritar, significa que já descongelou. 😉
Com a ajuda de uma escumadeira, regue os pastéis com o óleo quente e vire sempre para que doure igualmente dos dois lados. Em cerca de 1 minuto a 2 minutos, seu pastel estará prontinho para ser degustado. Muito fácil, não é mesmo?
3 cuidados importantes para congelar pastel
Agora que você já sabe como fritar pastel congelado e pensa em fazer pastéis congelados para vender, saiba que existem algumas regras para congelar corretamente.
Cuidado com os ingredientes perecíveis!
A primeira delas é evitar ao máximo incluir ingredientes perecíveis no recheio. Alguns bons exemplos são: queijo, tomate, ovo e folhas frescas como espinafre e cheiro verde.
Esses ingredientes perdem completamente a textura e o sabor quando são congelados. Então, se você pretende vender, o cliente não verá como um pastel fresquinho. No meu ponto de vista, somente os sabores de carne moída e frango temperado é que não apresentam problemas em ser congelados.
O restante, você terá que ter mais cuidados em selecionar os ingredientes.
Embale os pastéis corretamente
A segunda dica é embalar corretamente os pastéis para serem refrigerados. A maioria das pessoas costumam envolver os pastéis individuais em plástico. Eu já faço de forma diferente.
Quando os pastéis estiverem prontos, disponho todos em uma assadeira e levo para o freezer por cerca de 3 horas. Quando congelar, coloque todos em um saquinho de alimentos e pronto!
Eles estarão soltinhos e pronto para serem fritos. Eu gosto mais dessa técnica, porque elimina o tempo de separar os plásticos. Aliás, posso até etiquetar os saquinhos de acordo com o sabor. 😉
Pastéis congelados duram em torno de 3 a 4 meses no freezer.
Faça um curso profissional!
Minha última dica para não errar no preparo de pastel é que você conheça o Curso de Pastel Profissional. Nesse curso, você terá acesso a uma vasta gama de conhecimentos que englobam o universo da pastelaria.
É simplesmente o melhor guia do pastel que você pode se basear, principalmente se está começando a trabalhar com a venda de pastéis. 😉
Portanto, dê uma olhada. Tenho certeza de que será muito importante para o seu negócio. Agora que você já sabe como fritar pastel congelado e como congelar corretamente, coloque tudo em prática. Compartilhe as dicas!