Receitas de pastel folhado: 4 dicas incríveis e práticas para fazer!

Sabe aquelas receitas de pastel folhado que só encontramos em padarias e lanchonetes que se aventuram com lanches diferentes e audaciosos?

Então, agora você vai poder fazer diretamente da sua casa e com as melhores opções de recheio. Embora a massa folhada seja considerada trabalhosa de fazer, o resultado é algo diferente e delicioso.

Isso sem contar que é possível utilizar muitos recheios diferentes, mas vamos direto ao ponto, conheça as dicas que separei especialmente para você!

4 receitas de pastel folhado para ninguém colocar defeitos

O pastel de massa folhada tem seu lugar garantido entre os diferentes tipos de pastéis, como o assado com massa caseira, o pastel charuto que é alongado, além das opções doces que têm ganhado o coração das pessoas.

Porém, é também um dos que mais exigem cuidados, afinal, a massa folhada é delicada e pede um manuseio profissional. Não à toa, as massas folhadas prontas são muito utilizadas para essa finalidade.

1. Receita tradicional de pastel folhado de frango temperado

Não sei porque, mas sempre que penso em pastel folhado, o recheio de frango é o primeiro que vem à mente, veja o que vai na receita:

  • 1 rolo de massa folhada pronta
  • 700g de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola picada
  • ½ xícara (chá) de requeijão
  • ¼ da caixinha de creme de leite
  • 4 dentes de alho picados
  • ½ xícara (chá) da água do cozimento do frango
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • Milho e azeitona a gosto
  • 1 colher (chá) de colorau
  • Sal, pimenta-do-reino, orégano e cheiro-verde a gosto

Comece refogando a cebola com o alho. Junte o frango desfiado, os temperos e a água do cozimento do frango, misture. Em seguida, adicione a salsinha e os temperos frescos, misture e deixe refogar

Em uma tigela, misture o creme de leite com o requeijão até dissolver e junte ao frango. Por fim, desligue o fogo, acrescente extrato de tomate, milho, azeitona e colorau, misture para incorporar e está pronto para rechear o pastel.

Abra a massa folhada e corte em quadrados, recheie o centro, pincele clara de ovo nas bordas, feche e leve para assar até dourar.

2. Receita de pastel de massa folhada com carne moída cremosa

Agora que você já tem uma base da consistência do recheio e como abrir a massa, minha sugestão é um incrível recheio de carne moída.

Mas não estou falando de qualquer carne moída não, pois você colocará milho, ervilha, azeitona e muita cebola. Na verdade, o resultado é muito parecido com a carne refogada tradicional, mas com um toque aveludado e cremoso.

É importante não deixar o recheio muito mole, visto que a massa folhada é bem sensível, absorve parte do líquido e murcha. Confira o passo a passo do recheio:

DICA EXTRA: se você notar que o recheio ficou seco demais, é possível corrigir com um pouco de requeijão bem cremoso!

3. Pastel folhado com recheio de carne seca apimentada

A carne seca com um toque apimentado cai como uma luva para contrastar o sabor suave da massa folhada. Além disso, nessa receita você pode ir além da mistura convencional de carne seca com ervas frescas, utilizando ingredientes como:

  • Pedacinhos de bacon defumado frito.
  • Tomate italiano ou cereja para adocicar a mistura.
  • Cebola roxa para dar mais cor a mais e sabor.
  • Queijo provolone ou muçarela de qualidade.
  • Catupiry dá uma quebrada no sabor complexo da carne seca.

Enfim, tudo que você imaginar dá certo. Entretanto, tenha cautela para não deixar a carne seca salgada demais, pois certamente irá se sobressair na hora de assar. Anote os detalhes do vídeo:

4. Pastel folhado com creme de palmito e bacon

Quer impressionar de verdade aqueles que provarem seu pastel folhado, como clientes mais exigentes e antenados em sabores gourmet? Então, essa receita nasceu para você.

Olha que demais, combinamos a suavidade cremosa do palmito com a pancada do bacon. Como resultado, teremos uma massa que é uma explosão de sabor. Marque aí os ingredientes:

  • 1 vidro de palmito em conserva
  • 250ml da água da conserva
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 100g de bacon frito em cubos
  • 1 tomate picado sem semente
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500ml de leite integral

A ideia é criar um molho bem firme ao ferver o leite juntamente com cebola e alho refogados. Dissolva a farinha de trigo na água da conserva e junte à mistura.

Por fim, quando ganhar consistência você entra com o palmito, o tomate e o bacon, deixe apurar bem e reserve para rechear os pastéis folhados.

Como assar a massa folhada?

receitas de pastel folhado

A etapa do forno é uma das mais importantes, pois é onde você saberá se o tempo investido na receita valeu a pena ou se foi tempo perdido.

Você sabia que muitas pessoas dizem não conseguir assar a massa folhada corretamente? Como resultado acabam com um pastel murcho, sem vida e borrachudo. Portanto, criei um passo a passo que vai ajudar bastante:

  1. O forno precisa ser preaquecido por 15 minutos a 200°.
  2. A massa precisa estar refrigerada antes de assar.
  3. O choque térmico criado pela baixa temperatura da massa e a quentura do forno, é o que cria a casquinha crocante.
  4. Além do mais, é esse processo que faz todas as camadas ficarem crocantes.
  5. Quando terminar o tempo, evite retirar o pastel quente, ou seja, desligue e deixe a porta semiaberta para resfriar naturalmente.
  6. Isso também contribui para que o pastel não murche.

O que acha de se especializar no preparo desse pastel icônico? Se você trabalha nesse ramo, isso passa a ser quase uma obrigação, uma vez que os clientes estão em busca de novas tendências, então, chegue antes da sua concorrência.

Para isso, dê uma olhada no Curso Profissional de Pastel, pois você encontra tudo que precisa em dicas, sugestões, preparos e muitas receitas para renovar diariamente seu repertório.

 Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!