Por que o pastel abre na hora de fritar? Na verdade, o pastel abre na hora de fritar por conta de alguns fatores como muito recheio ou mal fechamento das bordas.
Independente disso, existem outras particularidades que você precisa ter muita atenção na hora do preparo dos pastéis. Confira as dicas abaixo!
Por que o pastel abre na hora de fritar? 5 dicas para evitar!
1. Não exagere no recheio
Como eu disse anteriormente, esse é um dos motivos que ajuda o pastel abrir todinho na hora de colocar no óleo. A quantidade ideal de recheio para pastel é de 1 colher (sopa) bem cheia para pastéis pequenos. 2 colheres (sopa) bem cheias para pastéis médios e até 4 colheres (sopa) para pastéis grandes.
Você precisa prestar atenção nas bordas quando estiver colocando o recheio. O ideal é que sobre mais ou menos 2 dedos de massa em toda a lateral. Dessa forma, facilitará muito na hora de selar e evita que ele estoure no óleo. 😉
2. Cuidado com o preparo da massa
Outro grande motivo é a qualidade da massa. Se a massa ficar úmida demais ou seca demais, pode ocorrer de trincar na hora de fritar. Além disso, se a massa ficar rígida demais, ela abrirá facilmente quanto entrar em contato com o óleo quente.
Por isso, siga à risca as quantidades médias de cada ingrediente!
Leia também: 4 tipos de massa caseira para pastel
3. Experimente “colar” as bordas do pastel
Esse truque é antigo e funciona muito bem até hoje. Se você costuma fazer muitos pastéis por vez, certamente eles deverão ficar descansando por algum tempo até serem fritos.
Então, experimente passar um pouco de água nas bordas internas antes de fechar o pastel. Assim, enquanto ele fica descansando, as bordas ficarão totalmente seladas, o que impedirá de abrir no óleo. 😉
4. Bordas mal fechadas
Qual é o método de fechamento que você utiliza? Eu já vi muitas pessoas dizerem que o garfo é o utensílio mais eficiente nessa questão. Mas se você prefere mesmo a praticidade e agilidade, então, pode gostar de utilizar aquelas forminhas próprias de pastel ou até mesmo o famoso rolinho.
Aliás, tenho aqui no blog um guia completo de como fechar pastel corretamente. Nele, eu falo exatamente sobre esses utensílios. Dê uma olhadinha depois! 😉
5. Cuidado com a temperatura do óleo!
A temperatura do óleo é um fator fundamental que colabora para um pastel crocante e bem fritinho. Se o óleo estiver de morno para quase frio, certamente seu pastel irá abrir e encharcar todinho.
A recomendação é de que a temperatura esteja entre 180º a 200º. Mas como vou identificar isso? O ideal é que você tenha um termômetro de precisão. Por outro lado, caso não tenha é melhor recorrer para o teste do palito.
Assim que você já colocar o óleo na panela, jogue 1 palito de fósforo dentro do óleo. Quando ele atingir a temperatura perfeita para fritura, o palito irá acender. É tiro e queda!
Eu já jogo de 2 a 3 palitos para certificar, pois pode não acender de imediato e falhar no seu teste. Portanto, sugiro que coloque 2 palitinhos no óleo. Não precisa se preocupar que não traz perigo nenhum, combinado?
DICA IMPORTANTE: além da temperatura, fique atento quanto à quantidade de óleo. Ele precisa cobrir totalmente o pastel. Por outro lado, quando o pastel começar a fritar, automaticamente ele irá boiar.
Sendo assim, continue regando óleo por cima do pastel, com a ajuda de uma escumadeira de inox. 😉
Leia também: Qual é a temperatura ideal para fritar pastel
Sabia que isso pode virar um negócio altamente lucrativo?
Você já pensou em vender pastel? Se ainda não, não sabe a oportunidade que está perdendo. Eu já vi relatos de muita gente de que começaram com apenas R$200,00 e hoje faturam até R$7 mil reais por mês com pastel na feira.
Todo mundo prefere uma comida de rua que seja prática, nutritiva e com excelente custo-benefício. O pastel tem todas essas qualidades e se ainda for preparado com amor e dedicação, tenho certeza de que terá muitos clientes.
Se você se interessou pela ideia, conheça o Curso Profissional de Pastel. Com ele, você terá todas as diretrizes para montar o seu negócio próprio do zero. Além disso, terá dicas diferenciadas de preparo, montagem, economia e como vender mais.
Não deixe de conferir, pois tenho certeza de que você irá gostar muito. Agora você já sabe por que o pastel abre na hora de fritar. Então, comece a montar os seus, utilizando esses truques. Compartilhe as dicas!