Se você quer fazer o melhor pastel, que seja crocante na medida e bem recheado, precisa aprender como fechar pastel corretamente.
Essa é uma das maiores causas de pastel encharcado ou murcho. Portanto, para te ajudar, separei um guia com várias dicas e truques. Confira só!
Como fechar pastel corretamente
Já vi muitas pessoas que escolhem um recheio maravilhoso, uma receita de massa crocante, mas na hora de preparar, esquece de fechar corretamente. E aí todo mundo reclama de que o pastel ficou encharcado.
Na verdade, existem 3 formas práticas de fechar pastel. A primeira é utilizando uma carretilha ou rolinho. Dessa forma, basta moldar o pastel, rechear e passar a carretilha nas bordas para selar.
A segunda opção é utilizar uma forma específica para pastel. Existem no mercado vários tamanhos e até lojas que vendem kit fechado dessas forminhas. Para quem é iniciante na pastelaria, é um utensílio que ajuda bastante.
É muito rápido e prático, basta colocar um pedaço de massa, já lisa e passada pelo cilindro, adicionar um pouco de recheio e fechar a forminha. O pastel sai prontinho para fritar!
A terceira maneira de fechar pastel é o truque mais antigo que existe. Muitas pessoas dizem que é até mais confiável e não corre o risco de abrir na hora de fritar. É utilizando o famoso garfo para fechar as laterais da massa.
Basta colocar o recheio, dobrar no meio e apertar. Pode ficar tranquilo que não tem perigo de rasgar a massa. Ela irá grudar perfeitamente e já poderá ser frita, em seguida.
DICA IMPORTANTE: nunca tire aquele plástico que vem envolvendo as massas. Ele ajudará a não quebrar ou rasgar a massa na hora de pressionar para fechar. Claro, supondo que você utilize massa pronta.
Caso você faça uma massa de pastel caseira, é interessante utilizar um plástico entre as massas. 😉
Leia também: Como fazer pastel com massa pronta de rolo
Dica para fixar melhor a massa e não abrir na hora de fritar
Como você pôde perceber, são os utensílios que salvam a vida dos pasteleiros. Mas ainda assim, pode ser que ocasione em um acidente e a massa abra. Para que isso não aconteça eu tenho um truque bem simples de fazer.
Antes de utilizar qualquer desses utensílios, passe um pouco de água nas bordas internas do pastel. Isso servirá como uma “cola” para fixar as laterais. Então, é interessante que você dê uma leve apertadinha antes de passar a carretilha ou o garfo. 😉
Dica para fechar pastel de forno ou doce de forma diferente
Se você trabalha com a venda de pastéis, é interessante diferenciar os detalhes das bordas. Eu, particularmente, fecho de forma diferente as bordas dos pastéis doces e de forno.
E uma ideia bem simples de fazer é após rechear com o recheio de sua preferência, torça e pressione as bordas a cada 2cm. É também uma forma segura de fechar e traz aquele toque único para o seu pastel.
Vou aproveitar e deixar um vídeo explicativo aqui para você ver como deixa o pastel lindo depois de frito!
Onde comprar carretilha de fechar pastel?
Se você tem interesse em utilizar a carretilha, como uma forma mais rápida e prática, vou deixar aqui alguns sites de venda que encontrei. Contudo, vale a pena pesquisar e comparar preços em outros sites. Veja:
Onde comprar formas de pastel?
Como eu disse anteriormente, essa é uma maneira bem prática de fazer seus pastéis. Outra vantagem é que você cria um padrão de tamanho e quantidade de recheio. Isso ajuda muito a evitar o desperdício, principalmente se você trabalha com a venda de pastéis. Encontrei alguns modelos e sites de venda. Confira:
3 dicas para um pastel perfeito
1. Truque para um pastel mais crocante
Quem é que não resiste a um pastel super crocante, não é mesmo? Mas saiba que existe um segredinho para isso. É a cachaça. Sim, a maioria dos pasteleiros utiliza, pois é a receita que mais vende na feira, por exemplo.
Então, em uma receita básica, coloque 1 colher (sopa) de cachaça. Em seguida, é só misturar bem. Não se preocupe, pois o álcool evapora todinho. Então, não tem problema nenhum. 😉
2. Deixe os pastéis descansarem antes de fritar
Logo após colocar o recheio e fechar a massa, deixe os pastéis descansando um pouco antes de fritar. Isso ajuda muito a massa reter a umidade natural do recheio e a deixar o pastel mais crocante.
Mas cuidado! Se o recheio tiver elementos como o tomate, azeitonas ou outro ingrediente que possa soltar água, não deixe descansando. Poderá fazer o efeito contrário, molhar demais a massa e rasgar na hora de fritar.
Leia também: 4 sabores de pastel gourmet
3. Faça um curso profissionalizante
Por fim, a última dica é que você procure se especializar no preparo de pastel. Pode parecer uma receita simples, mas existem diversos outros truques de economia, de rendimento e de vendas que poderão mudar o seu futuro.
Digo isso porque o negócio de venda de pastéis é um dos mais lucrativos atualmente. Com chuva, com sol, frio ou verão o consumo é frequente. Sendo assim, preciso te indicar o Curso Profissional de Pastel.
É o guia mais completo que eu conheço. Dê uma olhadinha, pois será uma ajuda muito grande para você. Agora que você já sabe como fechar pastel corretamente, que tal começar a produzir os seus? Compartilhe as dicas!