Que tal aprender como fazer palmito para recheio de pastel? Esse é um dos recheios mais saborosos e fáceis de fazer!
Por mais que pareça simples, há alguns truques que ajudam a deixar seu recheio mais suculento e cremoso. Por isso, separei um passo a passo completo para você não errar no preparo. Vamos conferir?
Como fazer palmito para recheio de pastel – passo a passo
1. Escolha um palmito de boa procedência
Não adianta, a receita pode ser a mais perfeita do mundo, mas se o palmito não for bom, o recheio não fica legal. Os palmitos parecem todos iguais, mas existem 5 tipos de palmitos.
- Palmito de pupunha: esse é o mais comum e o mais sustentável, já que possibilita o plantio e replantio. É levemente adocicado e mais suave.
- Palmito de juçara: esse tipo de palmito está ameaçado de extinção, por conta da extração ilegal. É mais carnudo e viçoso.
- Palmito de açaí: esse tipo de palmito é bem parecido com o tipo juçara, macio e suculento.
- Palmito real: o palmito real já está ganhando espaço nas prateleiras. É um palmito mais econômico, de textura macia e sabor delicado.
- Palmito guariroba: é um palmito exótico e peculiar. Apesar de ser brasileiro, é pouco conhecido. Apresenta uma textura mais fibrosa. Sendo assim, recomenda-se o cozimento antes do preparo.
Então, agora você já conhece quais são os principais tipos, mas não se engane. Por mais que seja mais fácil de encontrar o palmito de pupunha, há outro truque para fazer o melhor recheio de palmito.
Ele precisa ser de boa procedência, pois já vi por aí marcas de palmito pupunha que são mais fibrosos e firmes. Eles não ficam legais no recheio, pois além de reduzir o sabor, ficam desagradáveis para comer.
Portanto, experimente várias marcas até encontrar um palmito bem macio. Dessa forma, facilitará até na hora de preparar, já que não precisará cozinhar por muito tempo. 😉
2. Pique em cubos pequenos
A grande sacada é ter o palmito bem picadinho para que o seu sabor incorpore todo no recheio. Você até pode encontrar no supermercado o palmito já picadinho. Facilitará bastante.
Caso queira, pode também picar em fatias, desde que sejam bem finas. A diferença é que você irá economizar menos e não será tão distribuído assim como o picado em cubos.
Leia também: 4 sabores de pastel gourmet
3. Utilize bastante tempero
Assim que já estiver tudo picadinho, é hora de começar a preparar o recheio. Em uma panela, doure 1 cebola e 2 dentes de alho amassados. Em seguida, já junte os palmitos picados e deixe refogar por cerca de 3 minutinhos.
Adicione 1 tomate picado, 1 pitada de pimenta do reino e sal a gosto. Caso queira, pode adicionar também 1 pitadinha de colorífico ou açafrão para dar uma cor especial para seu recheio. 😉
4. O segredo para encorpar o recheio!
Agora que vem o diferencial para um recheio bem cremoso. Quando já estiver no ponto perfeito, ou seja, bem refogado é hora de adicionar o espessante.
Em um copo, misture 1 xícara (chá) de leite + 4 colheres (sopa) rasas de amido de milho. Misture muito bem e certifique-se de que não sobrou nenhum gruminho de amido de milho.
Em seguida, adicione ao recheio refogado. Nesse momento, é preciso mexer, em fogo baixo, vigorosamente para não empelotar. Está pronto o seu recheio de palmito cremoso. Basta escolher uma receita de massa de pastel perfeita e rechear!
Leia também: 4 receitas de massa de pastel crocante
Quais outros ingredientes combinam com palmito?
Sabia que a partir dessa receita simples, você pode criar muitas outras? Basta adicionar ingredientes diferentes, mas não é qualquer ingrediente não.
O palmito por si só já é super suave. Então, você deve tomar muito cuidado com o tipo de ingrediente que vai adicionar ao recheio. Uma ideia super interessante é substituir a mistura de leite com amido de milho por requeijão, catupiry, ricota, creme de leite ou até mesmo um tipo de queijo que você gosta.
Eu, particularmente, acho que fica maravilhoso com requeijão e queijo. Mantém o sabor suave do palmito, mas com aquela cremosidade sem igual do requeijão. Mas veja só alguns outros ingredientes que você pode testar nas próximas receitas:
- Azeitonas verdes ou pretas;
- Camarão;
- Bacon picadinho;
- Calabresa picada;
- Espinafre picado;
- Rúcula;
- Manjericão;
- Frango desfiado;
- Carne moída;
- Carne seca;
- Cenoura, ervilha e milho.
Leia também: 3 receitas fáceis de pastel de carne moída
Enfim, há uma infinidade de combinações, é só utilizar a imaginação! Espero muito que você tenha gostado dessas ideias. Agora você já sabe como fazer palmito para recheio de pastel. Então, aproveite para colocar tudo em prática. Compartilhe as dicas!