A dica de como deixar o pastel crocante depois de frito que vou mostrar hoje, é para aquelas situações em que não dá tempo de comer na hora ou você vai guardar na geladeira para mais tarde, e todas têm algo em comum, o forno.
Isso mesmo, uma das melhores formas de degustar um delicioso pastelzinho crocante mesmo depois de frito a horas é levar no forno. Mas isso é conversa para os tópicos seguintes. Então, confira para aprender dicas incríveis!
Como deixar o pastel crocante depois de frito em 2 passos
1. Levar no forno é o método mais eficiente
O mais indicado é não deixar essa iguaria murchar ou mesmo esfriar, pois a beleza mesmo é comer um pastel quentinho, mas como nada é perfeito, sempre acontece de o pastel esfriar ou até mesmo sobrar para o outro dia.
Nesses casos, um truque que sempre utilizo aqui e que dá super certo é dar uma leve aquecida no pastel frito, mas no forno. Nada de levar novamente para o óleo quente, isso só vai fazer com que ele encharque.
Sendo assim, deixe o forno preaquecido a 180° por uns 10 a 15 minutos, coloque o pastel ou pastéis em uma forma de qualquer tamanho, desde que caiba e aqui não é necessário untar com nada, nem óleo ou manteiga ou azeite, nada.
Leve então para assar por no máximo 5 minutos, não deixando passar disso, pois pode ressecar e endurecer o pastel. Caso seu forno seja potente demais, diminua o tempo para não acontecer a mesma coisa.
Uma maneira de saber se já está quase no ponto é olhar a casquinha pelo lado de fora, isso quando der uns 3 minutos de assado. Está crocante e a massa macia? Então está chegando no ponto.
Lembrando que esse procedimento dá certo com todos os recheios e sabores, mas quando o assunto é queijo, a história muda e você descobre logo abaixo!
DICA EXTRA: se você tem uma pastelaria, o melhor a fazer é deixar os pastéis em uma estufa para mantê-los aquecidos e crocantes. 😉
Leia também: Como calcular carne moída para pastel
2. O micro-ondas pode ser importante nesse momento
Quem gosta de pastel com queijo, certamente ama o famoso puxa-puxa, não é verdade? Saiba que é possível “reviver” o pastel depois de frito e já frio, e de quebra ter um queijo esticando.
Para isso você precisará levar os pastéis em um recipiente próprio para micro-ondas, por uns 2 minutinhos, apenas para aquecer e dar vida ao queijo. Em seguida, o procedimento é o mesmo.
Com o forno preaquecido e com os pastéis parcialmente aquecidos no micro-ondas, você levará por no máximo 5 minutos para assar no forno. Eu já falei isso, mas não custa lembrar, cuidado para não deixar passar o tempo e torrar a massa.
Leia também: Pastel frito ou assado: o que vende mais?
Dicas úteis para ter um pastel crocante por mais tempo
É claro que horas depois de frito, é normal que o pastel murche e fique com aquele aspecto encharcado. Entretanto, isso depende muito da forma como é feito, ou seja, quando se toma alguns cuidados para deixar a massa mais sequinha, ele demora mais tempo para enrijecer.
Uma das grandes dicas que aprendi, e que muitas pessoas ainda não sabem, é que existem certos macetes na hora de preparar a massa que fazem toda a diferença. Na realidade, são dois ingredientes capazes de preservar a massa crocante e sequinha.
Utilizar cachaça no preparo da massa
Sim, você não está perdendo o juízo não, esse é o grande truque de muitas pastelarias espalhadas pelo Brasil, mas ninguém te fala para que a concorrência não cresça. 😉
Sendo assim, quando estiver preparando a massa, que por sinal tem um post falando sobre isso, experimente adicionar a cachaça. A pinga como é conhecida, fortalece justamente a textura crocante do pastel após frito.
A explicação científica está no fato de que a cachaça impede a massa de absorver muita gordura na hora de fritar, conferindo assim, mais crocância na hora de comer, incrível né?
No entanto, se você sabendo disso ainda sentir aversão a colocar a cachaça, não se preocupe
Agora, se a sua praia já é um pastelzinho assado ao invés de frito, a recomendação é utilizar creme de leite no preparo da massa. Ele garante maior maciez na hora de assar e dá uma consistência fantástica ao pastel.
Bom, você já sabe agora como deixar o pastel crocante depois de frito, mas e se tivesse ao alcance ainda mais conhecimento como esse? Se pudesse aprender dicas diferenciadas, receitas exclusivas, quanto cobrar pelos pastéis e muito mais, o que faria?
Saiba que posso ter uma solução para te indicar, pois o melhor caminho para prosperar com a venda de pastel é através de um Curso de Pastel Profissional. Analise bem essa questão, pois pode trazer a diferenciação que precisa para crescer. Compartilhe as dicas! 😊