Eu também já me perguntei qual a temperatura ideal para fritar pastel, mas com muita prática, acabei descobrindo outros truques para o pastel ideal. A temperatura ideal mesmo é por volta dos 180°, mas há outros fatores que influenciam na fritura adequada.
Então, separei algumas dicas importantes e particularidades que você precisa ter atenção na hora de fritar. Vamos conferir?
Afinal, qual a temperatura ideal para fritar pastel?
Muito se fala sobre essa dúvida, que é bem comum. Uns dizem que tem que ser bem quente, outros em óleo um pouco mais frio. Mas a verdade mesmo é que a temperatura certa é entre 180° a 200°, ou seja, quanto mais aproximado disso mais sequinho ficará seu pastel.
“Ah, mas se estiver mais quente o pastel vai fritar muito mais rápido”. Sim, com toda a certeza, mas e por dentro? E se tiver com um recheio mais pesado que precisa do tempo certo para chegar no ponto, como fica?
Por exemplo, quando você faz uma receita de pastel de frango, que leva bastante queijo e catupiry, o certo não seria esquentar bem essa mistura para deixar tudo cremoso e derretendo? Será que em um óleo com temperatura muito alta isso acontece?
Já te adianto, isso não vai acontecer e certamente você terá um pastel com recheio cru. Isso mesmo, pois, em hipótese alguma podemos colocar o recheio quente.
E outra, quando o óleo passa dos 205° a 210° ele queima e transfere um sabor amargo ao pastel. Isso sem contar que você acabou de inutilizar o óleo, que libera substâncias quando passa do seu ponto, se tornando um óleo velho.
Eu sei que controlar a temperatura da fritura não é das tarefas mais fáceis, mas existem maneiras de fazer isso corretamente. O que acha de saber quais são? Veja abaixo o que separei!
Leia também: 4 sabores de pastéis para vender
3 dicas para fritar seu pastel de forma profissional
1. Qual a maneira correta de fritar pastel?
A forma correta de fritar começa na escolha do óleo de qualidade adequada. Portanto, prefira utilizar óleo de canola, girassol ou milho, de uma marca boa de preferência, pois pode não parecer, mas o bom óleo faz milagres à massa do pastel.
Outro ponto de atenção – sempre escuto sobre isso – é não deixar o pastel encharcado.
Uma saída é respeitar a capacidade da sua fritadeira de pastel. Quanto menos pastéis por vez, melhor será o resultado, com uma massa bem sequinha e crocante, veja como conseguir isso:
- Aguarde o óleo atingir sua temperatura ideal em uma fritadeira ou panela com profundidade adequada.
- Com um pastel bem feito, bem fechado e com a quantidade certa de recheio, coloque no óleo.
- Tenha atenção, pois a massa do pastel frita bem rápido e pode queimar logo.
- Utilize uma escumadeira para banhar a parte de cima e começar a dar uma leve dourada.
- Então, menos de 1 minuto você já vira e deixa dourar o outro lado.
- Evite colocar muitos pastéis ao mesmo tempo, pois isso baixa a temperatura do óleo e acaba encharcando os pastéis.
- Tire, deixe escorrer colocando em um escorredor próprio e sirva em seguida.
DICA EXTRA: utilize sempre óleo novo, principalmente se for para a venda, faz toda a diferença para um pastel fresco, sequinho e delicioso.
Leia também: Como assar pastel no forno?
2. Qual a quantidade de óleo para fritar pastel?
Eu gosto de pensar que nem pouco e nem muito, na medida. Se você colocar pouco ficará difícil até para virar o pastel na fritadeira, além de a temperatura se elevar ainda mais com menos óleo, facilitando que você perca o ponto do óleo.
Por outro lado, quando você exagera, dependendo do sistema de aquecimento, pode demorar muito mais tempo para esquentar. E outra, sempre que adicionar pastéis crus para fritar, a temperatura pode baixar demais, encharcando tudo.
Portanto, o indicado é uma garrafa de óleo, algo em torno de 900 ml, desde que utilize uma frigideira ou fritadeira adequada para comportar essa quantidade.
3. Como saber se o óleo está no ponto de fritura?
Existem muitos mitos e exageros por aí, mas costumo sempre utilizar alguns truques, sabe aqueles passados de geração em geração?
O mais certo é investir em um termômetro culinário, não costuma ser caro e ajuda muito, mas caso não tenha, veja duas maneiras de saber se o óleo está no ponto.
Utilize um pedaço de pão
Quando achar que o óleo está quente pegue um pedaço de pão e coloque no óleo, conte 40 segundos até o pão dourar. Se passar de 40 segundos e ainda estiver meio branquinho, está frio, e se em menos tempo ele dourar, quer dizer que está muito quente.
A boa e velha colher de pau
Essa é uma daquelas dicas de avó. Para isso pegue uma colher de pau e coloque no meio da frigideira, se começar a sair bolhas de imediato, quer dizer que está bom para fritar, do contrário o óleo está aquecendo ainda.
Minha última dica é, nada substitui o conhecimento e por essa razão você precisa sempre estar em busca de se aperfeiçoar e de adquirir novos aprendizados.
Uma excelente forma de concretizar isso é por meio de um Curso de Pastel Profissional, que mostra receitas incríveis de pastéis, modo de conservação, dicas de preparo e fritura, ensina sobre margem de lucro, a como calcular o custo da sua produção e muito mais.
Então, não deixe de conferir, pois pode te ajudar e muito em sua jornada à liberdade financeira. Agora você já sabe qual a temperatura ideal para fritar pastel. É hora de começar a vender! Compartilhe as dicas! 😊