Hoje você aprenderá como guardar massa de pastel na geladeira para manter todas as propriedades e qualidade do pastel.
Como você já deve saber, a massa de pastel é bem delicada e se não houver cuidados tanto para refrigerar quanto para fritar, pode ter problemas. Separei um guia completo para te ajudar. Confira!
Como guardar massa de pastel na geladeira de formas seguras
1. Prepare a massa antes
Eu, particularmente, não gosto de guardar a massa sovada na geladeira. Acho que dá muito mais trabalho depois, já que a massa ganha consistência na geladeira.
Então, acho muito mais correto passar a massa pelo rolo. Quando ela estiver bem lisinha, salpique um pouco de farinha de trigo para que ela fique bem seca e não grude no plástico. Em seguida, envolva a massa dos dois lados em plástico. Enrole a massa para otimizar espaço. 😉
2. Embale os pastéis em plástico filme
Se você pretende guardar pastel pronto e recheado na geladeira, a primeira coisa que você precisa fazer é envolver cada um em plástico filme ou plástico específico para geladeira. Dessa forma, você irá garantir que nenhum deles grude e dificulte na hora de fritar. 😉
3. Coloque os pastéis em plástico para alimentos
Com os pastéis já envolvidos em plástico filme, é só colocar dentro de saquinhos de alimentos e levar para a geladeira. No entanto, essa maneira de armazenar é muito delicada, já que você não poderá empilhar muitos pastéis.
Com o peso, eles poderão deformar, alterar a estrutura da massa e rachar na hora de fritar. Portanto, veja a seguir uma forma mais segura de armazenar pastel na geladeira!
Leia também: Como descongelar massa de pastel corretamente!
3. Disponha em assadeiras
Outra forma de guardar a massa de pastel ou pastéis prontos é forrar uma assadeira com plástico, colocar a massa já passada pelo rolo e cobrir com plástico. Assim você consegue otimizar o espaço e empilhar uma forma sobre a outra sem danificar a massa. 😉
4. Feche a massa ou os pastéis à vácuo
Uma ideia interessante que mantém intacto a textura, sabor e qualidade da massa ou pastel pronto é envolver separadamente em um plástico e utilizar o equipamento que deixa os alimentos à vácuo.
Existem diversas máquinas com diferentes tipos de preços. Encontrei essa da Polishop que custa R$664,90. Vale a pena para quem tem um negócio próprio, pois aumenta a durabilidade do produto.
5. Armazene em potes herméticos ou tupperwares
A forma mais tradicional de guardar suas massas de forma segura é utilizando potes herméticos ou tupperware. Certifique de que esses potes fechem bem para que suas massas não adquiram cheiro ou sabor de outros alimentos da geladeira.
Fique de olho no tempo máximo de armazenamento
Se você tiver uma geladeira bem potente, a massa poderá durar de 5 a 7 dias tranquilamente, sem afetar sua textura ou sabor. Mais do que isso, a massa começará a soltar líquidos e a grudar. Isso significa que ela já está estragando.
Por outro lado, se a potência da sua geladeira for baixa, o tempo de refrigeração não deve passar de 4 dias, combinado? Nesse caso, vale a pena congelar a massa se quiser utilizar em um período maior.
Contudo, se você embalar à vácuo, a massa poderá durar até 10 dias intacta, mas para isso deve seguir algumas recomendações. Quando você passar a massa pelo rolo, salpique bastante farinha de trigo dos dois lados. Em seguida, deixe a massa absorver a farinha e secar por cerca de 5 horas.
Após esse tempo, já pode prosseguir com o embalo e armazenar tranquilamente sua massa. O mesmo processo pode ser feito com pastéis já recheados, levando em consideração que não pode colocar ingredientes que soltam líquidos, como laticínios (requeijão, creme de leite, etc), tomate, folhas, dentre outros.
Leia também: Vender pastel dá dinheiro? Quando dá para faturar?
Como evitar que a massa resseque na geladeira
Já vi por aí muita gente reclamando que a massa resseca bastante após armazenar na geladeira. Isso gera muito prejuízo, já que a massa irá quebrar. Assim, a única solução é remover a parte ressecada e descartar.
No entanto, é preciso saber que a massa não pode ficar, de forma alguma, em contato com o ar. Sendo assim, é muito importante que você envolva a massa em plástico, enrole e guarde na geladeira, de preferência em um pote ou refratário bem fechado.
Assim, você conseguirá manter toda a umidade natural da massa e poder utilizar depois, sem desperdício. 😉
Se preferir, já pode cortar a massa nos tamanhos dos pastéis. Isso evita muito contato com a massa e potencializa a produtividade. Depois é só rechear e fritar. Os pastéis terão toda a textura e sabor bem fresquinhos!
E se você pudesse descobrir mais dicas e truques para ganhar dinheiro com pastéis? Então, sugiro fortemente que conheça o Curso de Pastel Profissional.
Nele, você aprenderá todas as diretrizes, receitas, truques e ideias para diferenciar o seu negócio no mercado. Coloque tudo isso em prática e boas vendas para você. Compartilhe as dicas! 😊