Quer aprender como armazenar pastel para vender? Então, você está no lugar certo! Você irá conhecer um guia completo para te ajudar a evitar desperdício e manter seus pastéis com a aparência de recém-preparados.
Muitas pessoas já vieram me perguntar qual é a forma mais segura de armazenar pastel, principalmente no transporte e em barracas. Confira só um guia completo para tirar todas essas dúvidas!
Como armazenar pastel para vender nas feiras – 5 ideias para usar!
1. Considere fazer pastel congelado
Uma forma de agilizar no preparo dos pastéis é já deixá-los preparados e congelados. Mas aqui vai uma dica: nunca congele pastéis com ingredientes perecíveis ou que perdem a textura após congelar.
Como bons exemplos, posso citar: ovo, folhas (rúcula, espinafre, brócolis, etc), crucíferos (brócolis ou couve-flor), tomate, dentre outros. Esses ingredientes após descongelar, soltarão muito líquido.
Isso significa que sua massa poderá quebrar todinha antes mesmo de fritar a no processo de fritura poderá ficar encharcado. ☹
Leia também: Como guardar massa de pastel na geladeira
2. Armazene pastéis prontos em bandejas
Outra forma de armazenar seguramente pastéis prontos é dispor cada um ou colocar distante um a um em uma bandeja de isopor. Em seguida, feche muito bem a bandeja com um plástico filme e coloque na geladeira.
Quando você for para a feira, coloque-os em uma caixa de isopor para manter a refrigeração.
Se você estiver armazenando na sua loja ou o cliente pedir, basta remover da bandeja e colocar para fritar. Muito prático, não é mesmo? Outra vantagem desse método é que otimiza espaço, ou seja, dá para empilhar uma bandeja sobre a outra sem que danifique a massa dos pastéis.
3. Tenha uma estufa
Principalmente para quem vende na feira, a estufa é essencial para manter os pastéis quentinhos e bem úmidos. Aliás, na feira tudo é muito dinâmico. Então, se você for preparar pastel por pastel para os clientes, poderá perder para a concorrência que já entrega o pastel prontinho quando o cliente pede.
Mas vale outra dica: vá preparando os pastéis de acordo com a saída. Dessa forma, você evita que eles murchem com o tempo ou esfriem, mesmo estando na estufa. Afinal, todo cuidado é pouco quando falamos em comida fresca, não é mesmo?
Leia também: Quantos pastéis vende por dia na feira?
4. Armazene pastéis fritos em papel de pão
Uma coisa importante aqui: o pastel precisa estar bem seco antes de prosseguir com essa dica. Sendo assim, frite os pastéis e deixe-os secando em papel toalha até enxugar bem.
Em seguida, coloque cada pastel de forma individual naqueles papéis de pão. Assim, eles já ficarão embalados para o cliente, basta retirar da estufa e entregar ao cliente, quentinho e sequinho.
5. Disponha os pastéis em um tabuleiro de madeira
Essa dica só vale para armazenar os pastéis prontos na cozinha da sua loja ou da barraca na feira. O tabuleiro de madeira ajuda muito a evitar que o pastel solte líquidos, principalmente se o ambiente é muito quente.
Aliás, essa dica só funciona se você tem um movimento muito grande, em que os pastéis saem rápido. Do contrário, o melhor mesmo é refrigerar.
Sendo assim, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre o tabuleiro e disponha os pastéis lado a lado sem encostar. Eles duram de 40 minutos a 1 hora desse jeito. 😉
DICA EXTRA: pode também fazer dessa maneira e colocar em uma assadeira, ao invés do tabuleiro de madeira. Mas nesse caso, leve para a geladeira para que fiquem mais firmes e não grudem. 😉
Como evitar massa de pastel encharcada
Como você pôde perceber, um dos pilares mais importantes da venda de pastéis é obter uma massa sequinha e crocante. Assim, você não terá problemas em armazenar pastéis prontos e agilizar o atendimento ao cliente.
Sendo assim, a melhor forma de garantir uma massa seca, crocante e que não murche ao longo do tempo é adicionar pinga na receita.
Aliás, tenho aqui no blog uma massa que utiliza pinga na receita. Dê uma olhadinha depois para colocar em prática no seu negócio!
Faça o máximo possível com antecedência
Um dos maiores diferenciais que uma pastelaria pode oferecer ao cliente é a agilidade no atendimento. Essas dicas de como armazenar pastel para vender que apresentei irão te ajudar nisso, mas você precisa agilizar o preparo de outras coisas.
Os recheios podem ser preparados no dia anterior, mas tome cuidado com certos ingredientes. Sabores como de queijo e pizza devem ser feitos na hora. Então, nesse caso, a massa deve estar pronta para agilizar o preparo.
Você pode armazenar a massa na geladeira por até 10 dias, dependendo do processo de embalo que você escolher. Já recheios como de carne, frango, dentre outros, que são os mais pedidos, podem já ir preparados para a loja! Nesse caso, você pode armazenar os pastéis já prontos, cortados e embalados. Em seguida, é só fritar de acordo com o pedido do cliente. 😉
Agora, se você quer mesmo se tornar um expert na produção de pastel e ainda descobrir os melhores truques para economizar e aumentar as vendas, sugiro que conheça o Curso de Pastel Profissional.
Nele você terá acesso a mais de 50 receitas, dicas de preservação, aprenderá sobre margem de lucro, dicas de embalagem, além de aprender a precificar seu produto e muito mais. Compartilhe as dicas! 😉