Você sabia que aprender a escolher a melhor carne para pastel pode te ajudar a conseguir mais clientes e a reduzir custos com economia?
Isso mesmo. Quem trabalha com a venda de alimentos precisa estar muito atento quanto à qualidade da carne. Por exemplo, se você escolhe uma carne extremamente fresca, poderá trabalhar com ela por mais dias do que comprar uma carne com pouco tempo de validade.
Ajudará muito a evitar o desperdício e a evitar clientes insatisfeitos com o sabor da carne. Mas vamos falar de uma forma mais prática a seguir. Veja como escolher carne para pastel!
Qual é a melhor carne para pastel? Como escolher carne para moer?
Carne moída é um tipo de carne super versátil que combina com vários ingredientes simples e até mesmo os mais elaborados como palmito, champignon, etc.
Além disso, é uma carne bem econômica. 1kg de carne moída custa em torno de R$15,00 a R$18,00. Depende muito da região, do corte e da economia, mas é uma das carnes mais baratas que você pode encontrar no mercado.
Falando no ponto de vista mais técnico, todas as carnes de segunda e as arestas de carne de primeira servem para moer. No entanto, alguns cortes são mais magros e outros mais gordos. É justamente nessa parte que você precisa ter atenção.
Carnes mais gordas ou açougues que costumam exagerar na gordura apresentam carnes mais esbranquiçadas. Esse tipo de carne não é visto com bons olhos pelos clientes. Aliás, ela não fica moreninha após refogar, nem fica tão saborosa nos recheios.
Sendo assim, a melhor carne para pastel sempre será a carne magra. Com uma carne magra e de boa qualidade, basta adicionar sal, pimenta do reino e um pouquinho de colorífico e pronto! O recheio já está preparado para colocar no pastel.
Agora, se for uma carne de baixa qualidade e muito gordurosa, você terá que adicionar muito mais ingredientes para “mascarar” o sabor e o aspecto da gordura no recheio. Aliás, a carne não fica tão soltinha quanto uma carne magra e isso chama a atenção do cliente.
Por isso, eu disse que é mais econômico escolher a carne certa. 😉 Outra coisa, é observar a cor da carne. Ela precisa estar bem vermelhinha, com aspecto fresco e sem muitos pontos brancos de gordura. Veja só quais cortes você pode escolher!
Melhores cortes de carne para pastel
Cortes de primeira (sem gordura)
- Patinho
- Paleta
- Coxão mole
- Lagarto
- Maminha
Cortes com pouca gordura e mais baratos
- Acém
- Coxão duro
Qual é a melhor forma de preparar a carne moída para pastel?
Como eu disse anteriormente, depende muito da sua intenção. Se você quer mesmo economizar nesse sabor, a melhor forma de preparar é simples: utilizando apenas azeite, cebola, alho, sal, pimenta do reino e cheiro verde.
No entanto, você pode acrescentar o ingrediente que quiser para diferenciar a sua receita. Uma carne moída simples todo mundo faz. Então, o que você pode agregar no sabor da sua carne para tornar um sabor único da região?
Como minha sugestão de pastel de carne simples, você pode adicionar azeitona que fica simplesmente fantástico. Pode fazer com palmito, champignon, ovo de codorna, pimentão, milho, seleta de legumes, tomate e queijo.
Vale a pena tomar cuidado com o tomate, pois pode soltar água no pastel e se tornar desagradável para o cliente. A melhor forma de preparar carne moída com tomate é deixar o tomate reduzir um pouco durante o cozimento. Aí sim, pode servir sem medo.
>> Conheça 3 receitas de pastel de carne!
Pode congelar carne moída temperada?
Bom, eu não recomendo congelar a carne moída já temperada. Isso porque ela é muito rápida de fazer. Então, vale muito mais a pena oferecer uma carne moída feita na hora para o cliente do que recém-descongelada.
Além disso, vários ingredientes que vão na receita não podem ser congelados como o tomate, cheiro verde e queijo. Então, você terá que preparar da mesma forma antes de rechear.
Caso queira, pode deixar a carne moída refogada com cebola, alho e sal guardada na geladeira e bem fechada por até 5 dias. Aí quando for rechear os pasteis, você adicione os outros ingredientes frescos como azeitonas, seleta, cheiro verde, etc. Não tem problema nenhum!
Nunca coloque a carne moída quente no pastel!
Essa dica é muito importante, principalmente para massa de pastel caseira. Como a massa é bem maleável, se você colocar o recheio, seja qual for, ainda quente pode rachar completamente a massa antes mesmo de ir para o óleo.
Portanto, aguarde esfriar completamente para colocar sobre as massas. Aliás, o ideal é deixar os pastéis repousando por alguns minutos (envolvidos em plástico para não grudar) antes de colocar para fritar em óleo bem quente.
Eu, particularmente, gosto sempre de levar os pastéis prontos para a geladeira por cerca de minutos. Isso ajuda a firmar a massa e a evitar que os pastéis se quebrem na hora de manusear. Além disso, deixa mais crocante também!
E aí, gostou dessas dicas e truques sensacionais? Então, é hora de começar a colocar tudo em prática! Escolha a melhor carne para pastel e já comece a elaborar seus recheios incríveis.
Aliás, que aprender a fazer pastéis como um verdadeiro profissional e ainda ganhar dinheiro com isso? Então, sugiro fortemente que conheça o Curso de Pastel Profissional. Com ele, você terá em mãos as melhores técnicas e dicas para se diferenciar e montar seu negócio próprio. Compartilhe as dicas!